domingo, 12 de maio de 2019

Xadrez confirmado como modalidade nos Jogos da CPLP de 2020

O xadrez vai ser uma das modalidades estreantes nos 12.ºs Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), marcados para Díli (Timor-Leste), no verão de 2020.
A integração do xadrez no programa dos Jogos da CPLP foi confirmada pela Confederação do Desporto de Portugal, a quem cabe a responsabilidade de organizar a representação portuguesa aos Jogos, destinados a jovens até aos 16 anos.

Os Jogos da CPLP em 2018, realizados em São Tomé e Príncipe, tiveram cinco modalidades (atletismo, basquetebol 3x3, futebol, voleibol de praia e taekwondo) e, dado o crescimento sustentado do evento, foi decidido tentar integrar outras modalidades. Como o xadrez tem vindo a marcar uma presença cada vez mais forte nos países de língua portuguesa, a entrada da modalidade no programa dos Jogos acaba por ser um justo prémio para o trabalho que tem vindo a ser realizado na implantação deste desporto, que é também ferramenta de integração e desenvolvimento dos jovens.

Recorde-se que os países de língua portuguesa têm vindo também a trabalhar na criação de uma Confederação Lusófona. Numa reunião entre os líderes das federações de xadrez lusófonas efetuada à margem do congresso da Federação Internacional de xadrez (FIDE), realizado em Batumi (Geórgia), em outubro de 2018, foi decidido dar um passo importante na criação do organismo, cabendo a Cabo Verde a responsabilidade de acolher a primeira sede.

Estão assim reunidas as condições para que o xadrez possa também fazer parte do lote de modalidades nos Jogos da Lusofonia de 2021, que deverão ser organizados por Angola, na respetiva capital, Luanda.