terça-feira, 26 de maio de 2015

Curso de Ciências do Desporto da Universidade de Évora organizou “13º UE Challenge” (22 e 23 Maio 2015, 6ª e sábado)


Desta vez, os alunos do Curso de Ciências do Desporto da Universidade de Évora contaram com a ajuda preciosa de alunos provenientes da Universidade da Extremadura (Badajoz e Cáceres) para conseguirem montar o que já é considerado, por muitos, como uma referência incontornável nos eventos outdoor de organização regular, na zona sul do país!!

A prova iniciou-se na sexta-feira à tarde, com um prólogo urbano a começar na Universidade de Évora: Um peddy-paper divertido (com navegação por carta e roadbook com pistas) levou as equipas de 4 elementos a passear pelo centro histórico, passando pelos monumentos mais relevantes (onde realizavam provas de Jogos Tradicionais e de Pontaria, entre outras), o que contribuiu para mostrar a todos os participantes a razão pelo qual a cidade de Évora é considerada Património Mundial. 

A segunda etapa desta aventura, à tarde, consistiu numa prova de Orientação, incluindo uma prova de obstáculos realizada nos Jardins da Malagueira e nas instalações desportivas da Esc. Sec. André Gouveia, seguida da transição para o local de acampamento, na Herdade da Mitra (Valverde). E para finalizar este dia em cheio, à noite, após o jantar conjunto, decorreu um espetáculo com música ao vivo, com a atuação do grupo académico Seistetos. 

Mas o “prato forte” desta prova estava guardado para o dia de sábado… A “Etapa Rainha”, como é chamada, convidou as equipas a participar em três circuitos autónomos, cada um deles com uma enorme diversidade de obstáculos a transpor, para além das distâncias a realizar a pé…
O melhor tempo na terceira etapa foi realizado, com grande à-vontade, por uma equipa já veterana nestas andanças… Os “Heterónimos” conseguiram cumprir os três circuitos diferentes com 30 pontos! 
Assim, para a posteridade, ficam os nomes das equipas melhor classificadas, no somatório das três etapas: Em 3º lugar, os “Os esfomeados”; 2ª Classificada, a equipa “Cabeçudos”; e a grande vencedora desta competição, com uma pontuação final de 252 pontos, foi a equipa “Heterónimos”, um misto de alunos e ex-alunos do Curso de Desporto da  Esc. Sec.  André Gouveia e da Univ. Évora! Marta, Bruno, Rúben e Soraia, estão de parabéns! 

Mas claro que nem todos os participantes estavam preocupados com a classificação final… Para muitos, a simples curiosidade em saber se conseguiam conseguir “sobreviver” à experiência era motivo suficiente para se atreverem a desafiar as condições climatéricas adversas que se verificaram nestes dois loooongos dias de aventura! E no final as impressões eram invariavelmente positivas, com satisfação pelos momentos divertidos passados com os amigos, pelas novas experiências, pelo simples prazer de passear no campo e praticar uma actividade física saudável…

Num balanço final, a organização do evento manifestou a sua satisfação pelo sucesso da iniciativa, não deixando de agradecer os apoios institucionais do Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, da Associação Académica, da Câmara Municipal de Évora e do Agrup. Escolas 4 de Évora, nomeadamente a Escola Secundaria André de Gouveia. 
Foi feita ainda referência à empresa “Desafio Sul – Actividades de Aventura”, que tem assegurado a vertente técnica (apoio logístico, recursos materiais e consultoria) do evento desde a sua primeira edição e a todos os patrocinadores que contribuíram com os valiosos prémios entregues às equipas: Ginásio “BeinShape”, “Kartódromo de Évora”, “Novo Banco” e “Chouriçaria da Praça”.

Para todos os interessados que não tiveram a possibilidade de estar presentes, fica a consolação de poder dar uma espreitadela na selecção de fotos que a organização disponibiliza através do site oficial na internet… Curiosos? Vão a uechallenge.weebly.com ou facebook.com/UEvora.Challenge e sigam os links indicados! E reservem uma boa meia hora, pois certamente não vão resistir à tentação de ver tudo, incluindo a listagem dos resultados, equipa a equipa, prova a prova!

No ano que vem há mais, novamente integrado na Semana Académica da Universidade de Évora… 
Para quem não quer esperar tanto, fica já uma “dica” sobre outros eventos do mesmo tipo: O mais próximo, ainda sujeito a confirmação, deverá decorrer no recinto da Feira de S. João…
Basta que se mantenham atentos ao “Diário do Sul”, que sempre tem apoiado e divulgado este tipo de iniciativas, para ficarem a par de tudo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...