terça-feira, 29 de maio de 2012

Terminou o 10º UE Challenge


Curso de Desporto da Universidade de Évora organizou “10º UE Challenge”

No passado fim de semana, 26 e 27 de maio, o Alentejo foi, pelo décimo ano consecutivo, palco de mais um evento repleto de animação e aventuras…

Uma vez mais, os alunos de Ciências do Desporto da Universidade de Évora (no âmbito da disciplina de "Actividades de Exploração da Natureza"), com a preciosa parceria da empresa Desafio Sul, conseguiram montar o que já é considerado, por muitos, o mais importante evento outdoor, de organização regular, na zona sul do país.

A prova iniciou-se no sábado de manhã, com um prólogo urbano a começar na Universidade de Évora: um peddy-paper divertido, (com navegação por carta e roadbook com pistas) levou as equipas a passear pelo centro histórico, passando pelos monumentos mais relevantes (onde realizavam provas de jogos tradicionais e de pontaria), o que contribuiu para mostrar a todos a razão pelo qual a cidade de Évora é considerada Património Mundial. No final do prólogo, os participantes foram surpreendidos com o novo parque de Arborismo criado no interior da Esc. Sec. André de Gouveia. Este estabelecimento de ensino conta, a partir de agora, com uma inovadora infraestrutura desportiva que, esperamos, passará a fazer as delícias de toda a população estudantil da região.

A segunda etapa começou com um assalto ao Castelo de Arraiolos. Após a desafiante prova de obstáculos, as equipas atravessaram a vila, com a ajuda do excelente mapa cedido pelo clube GafanhOri, e rumaram até à desejada meta, instalada na estação de Vale Paio. Ao longo do percurso criado na herdade do Monte da Ponte, os participantes tentavam encontrar os vários postos de controlo, recheados de atividades náuticas e de montanhismo. Mas nem todos o conseguiram, pois o nível de dificuldade que algumas equipas sentiram fez com que, pelas 20h00, ainda houvesse gente perdida no mato.
Por fim, o magnífico jantar oferecido pelo município de Avis, seguido de uma noite bem dormida no parque de campismo do Maranhão, iria ajudar a retemperar forças e ganhar coragem para o segundo dia.

O “prato forte” desta prova estava guardado para o dia de domingo… A etapa-rainha, como é chamada, convidou as equipas a participar em dois circuitos autónomos (que ligavam a albufeira do Maranhão, em Avis, até ao Parque Ecológico do Gameiro, em Mora). Cada um deles apresentava uma grande diversidade de obstáculos a transpor, para além das distâncias a realizar a pé, de bicicleta, canoa e até gaivota a pedais!
Seria exagerado enumerar o notável leque de atividades disponibilizadas neste dia, pelo que nos atrevemos a salientar apenas três: o slide gigante a atravessar a Ribeira da Seda, o rappel enorme dentro da cascata e o novíssimo parque de arborismo no Fluviário de Mora!!

Para todos os interessados que não tiveram a possibilidade de estar presentes, fica a consolação de poder dar uma espreitadela na seleção de fotos que disponibilizamos através da internet… Curiosos? Vão a www.desafiosul.pt e sigam os links! E reservem uma boa meia hora, pois certamente não vão resistir à tentação de ver tudo!

Quanto aos resultados: o melhor tempo na etapa-rainha foi realizado, com grande surpresa, por uma equipa recente nestas andanças… Assim, para a posteridade, aqui ficam os nomes das equipas melhor classificadas: Em 3º lugar, os “Pernaltas”; em 2º, a equipa “Evuala”; e os grandes vencedores desta competição, os “Quarteto Fantástico”, do Curso Profissional Desporto da ESAG (Évora), que conseguiram cumprir as quatro etapas diferentes em “apenas” 7h14m e sem qualquer penalização!

Mas claro que nem todos os participantes estavam preocupados com a classificação… Para muitos, a simples curiosidade em saber se conseguiam “sobreviver” à experiência era motivo suficiente para se atreverem a desafiar as adversidades destes dois longos dias de aventura! E no final as impressões eram invariavelmente positivas, com satisfação pelos momentos divertidos passados com os amigos, pelas novas experiências, pelo simples prazer de passear no campo e praticar uma actividade física saudável…

Num balanço final, a organização manifestou a sua satisfação pelo sucesso da iniciativa, não deixando de agradecer o apoio institucional da Universidade de Évora, da Associação Académica, do Desporto Escolar e dos três municípios que se envolveram ativamente na organização: Arraiolos, Avis e Mora, que viram neste evento uma oportunidade de inovar e proporcionar um diferente tipo de evento desportivo de lazer - razão pela qual agarraram a oportunidade com toda a vontade, não só apoiando a organização como também investindo na divulgação a nível local, o que se revelou bastante positivo em termos de público!

Nesse balanço, foi feita ainda uma referência particular às empresas e instituições que apoiaram, começando na “Desafio Sul – Actividades de Aventura” (que assegura a vertente técnica - apoio logístico, recursos materiais e consultadoria - desde a primeira edição) até aos patrocinadores: Spettus, Óptica Figueiras, BES, Delta, Sagres, Restaurante Giraldo, INATEL e Giraldo Sport.

Um bem haja a todos, por viabilizarem uma iniciativa de cariz académico, sem fins lucrativos, que se tem pautado pelo sucesso e crescido de forma sustentada ano após ano!!

E em 2013, voltaremos à aventura, esperamos que nestas mesmas terras que tão bem nos acolheram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...