sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ciclismo - A “Alentejana” está quase a sair para a estrada!

De 9 a 12 de Junho, as bicicletas voltam a cruzar e a encher de colorido as estradas da planície e o coração dos alentejanos num total de 688 quilómetros de corrida discutidos entre Mora e Redondo em quatro etapas organizadas pela Lagos Sports e a CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central. As partidas das quatro tiradas acontecem sempre às 11h30 e as chegadas por volta das 15h30.

Joaquim Gomes (Director Técnico Lagos Sports) aproveitou a apresentação da 29ª edição da Volta ao Alentejo, no dia 1 de Junho, no Fluviário de Mora, para lançar o desafio à CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, na pessoa do Eng. Alfredo Barroso, para instituir o Troféu Xavier Tondo na Volta ao Alentejo, em homenagem a um dos vencedores da Alentejana recentemente falecido. Repto imediatamente aceite pelo também Presidente do Município de Redondo, vila que recebe o final da prova, e para muitos o ”Pai da Alentejana”.

O pelotão de 17 equipas começa por se perfilar junto ao Parque de Feiras e Exposições de Mora onde na quinta-feira, dia 9, irá partir em direcção a Campo Maior. Esta primeira etapa, a mais curta, tem quase 167 quilómetros passando por Pavia, Galveias e Alter do Chão onde há metas volantes e Monforte onde foi colocada uma contagem para o prémio da montanha. A chegada em Campo Maior vai acontecer junto ao Estádio Capitão César Correia.

No segundo dia, sexta-feira, dia 10, realiza-se a tirada mais longa deste ano que começa por concentrar a caravana na Praça da República no centro de Vila Viçosa. O percurso de 176,6 quilómetros, após partida da capital do mármore é pontuado pelas metas volantes em Reguengos de Monsaraz, Serpa e Minas de S. Domingos antes de ser concluído junto aos Bombeiros Voluntário de Mértola.

Aljustrel será palco de partida para a terceira etapa, no sábado, dia 11. A prova começa às 11h30 largando o pelotão do Parque de Feiras e Exposições. As metas volante estarão instaladas em Torrão, Portel e São Pedro do Corval. A subida a Monsaraz, a poucos quilómetros da chegada, - prémio de montanha de 3ª categoria, poderá começar a ajudar a definir a ordem de chegada dos corredores à Praça da Liberdade em Reguengos de Monsaraz.

O derradeiro dia de competição, domingo, 12 de Junho, começa em Montemor-o-Novo junto às piscinas. As metas volantes de Alcaçovas, Redondo (primeira passagem do pelotão pela zona de meta) e Bencatel e ainda a travessia da Serra de Ossa (prémio de montanha de 3ª categoria) são os pontos “quentes” de uma jornada de quase 170 quilómetros que termina em Redondo.

A tradição ainda é o que era…
A Volta ao Alentejo nascida em 1983 da tenacidade e vontade de bem-fazer das gentes da região foi, desde sempre, um hino ao desporto. Ano após ano, a competição ganhou méritos e a lista de vencedores foi crescendo representando actualmente, no mundo velocipédico, um curioso caso desportivo.

Em 28 edições da prova ninguém conseguiu ganhar duas vezes. Observada a lista de inscritos deste ano apenas um homem do pelotão tem hipóteses de se tornar repetente a ganhar a “ Alentejana”, - Sérgio Ribeiro, vencedor em 2006.

Vencedores nos Últimos 5 anos
2010 - David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira)
2009 - Maxime Bouet (Agritubel)
2008 - Hector Guerra (Liberty Seguros)
2007 - Manuel Vázquez (Andalucia Cajasur)
2006 – Sérgio Ribeiro (Barbot-Halcon)

Equipas 29ª Volta Alentejo
Tavira – Prio; Onda Boavista; LA Alumínios – Antarte; Barbot – Efapel; Louletano – Loulé Concelho; Cartaxo CV– C.C. JM Nicolau; Bicicó; Mortágua – Basi; Liberty Seguros – Sta. Maria Feira; ASC – Vitória – RTL; Maia Bike Team; Pauperval – Est. D. António – Valongo; CC Spol Caixanova (ESP); ORBEA (ESP); KTM Murcia (ESP); Rabobank Continental (NL) e La Pomme (FR).

A 29 ª Volta ao Alentejo é uma organização conjunta da Lagos Sports e Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) com o apoio de Delta Cafés, Kia, Liberty Seguros, RTP, Jogos Santa Casa, edp, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Rádio Renascença, JC Decaux, Shimano, Copigés, Mobilift, Fonte Viva, Cision, Powerbar, DietSport, Aluvia Rent-a-Car e Instituto Geográfico do Exército e dos Municípios de Mora, Campo Maior, Vila Viçosa, Mértola, Aljustrel, Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-Novo e Redondo




1ª Etapa
Mora / Campo Maior
169,9 km
Quinta-feira, 09 de Junho

2ª Etapa
Vila Viçosa / Mértola
176,6 km
Sexta-feira, 10 de Junho


3ª Etapa
Aljustrel / Reguengos de Monsaraz
155,9 km
Sábado, 11 de Junho

4ª Etapa
Montemor-o-novo / Redondo
169,7 km
Domingo, 12 de Junho





Equipas Participantes


• Tavira -Prio

• Onda Boavista

• LA Aluminios - Antarte

• Barbot – Efapel

• Louletano – Loulé Concelho

• Cartaxo Capital do Vinho – C.C. JM Nicolau

• Bicicó

• Mortágua - Basi

• Liberty Seguros – Sta Maria Feira

• ASC – Vitória – RTL

• Maia Bike Team

• Pauperval /Estanhos dom António /Valongo

• CC Spol Caixanova

• ORBEA

• KTM Murcia

• Rabobank Continental

• La Pomme 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...