segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Modelismo no Alentejo



REGULAMENTO
1. INTRODUÇÃO
- Por iniciativa dos representantes dos Clubes Hobbyset - Palmela, CRS – Sesimbra, ADCCalçadinha – Elvas, MAC – Évora, CRB – Beja, SMMA – Almodôvar, CRLagos – Lagos vão os mesmos organizar um Troféu de 7 provas destinado à categoria 1/8 TT, com o nome “Troféu RC Sul”. O Troféu será regido pelo regulamento da FEPRA para a escala 1/8 TT .


2. CATEGORIAS, MODELOS E MOTORES ADMITIDOS
2.1. Categoria admitida: - 1/8 TT 4x4 – Buggy
2.2. Modelos Admitidos - São admitidos todos os modelos existentes no mercado
2.3. Motores admitidos – Apenas são admitidos motores de combustão.


3. INSCRIÇÃO
3.1. Ficha de Inscrição: disponível no sitio Web de cada clube ou www.rc-sul.pt.vu
3.2. É necessário no mínimo a licença de lazer da FEPRA.
3.3. Custo de Inscrição - O custo da inscrição, por prova, é de 15 “nitros” e de 12,50 “nitros” se o piloto for sócio do Clube/Pista organizador(a) da prova revertendo este valor, na íntegra, para a entidade organizadora, para pagamento de todos os custos inerentes à organização da mesma e prémios finais.
3.4. Prazo Limite de Inscrição – A pré-inscrição dos pilotos, deve ser efectuada até á SextaFeira antes ao do fim-de-semana da respectiva prova ou a inscrição no Domingo da prova até ás 8h30.
3.5. Pagamento da Inscrição – O pagamento da inscrição de cada piloto, será efectuado no sábado antes dos treinos livres ou no dia da prova na respectiva Pista até ás 8h30. 

4. PROCEDIMENTOS DE PROVA
4.1. O Troféu será regido pelo regulamento da FEPRA para a escala 1/8 TT, com as excepções abaixo.
4.2. Haverá 3 Séries de Qualificação e Finais.
4.3. As 3 Séries de Qualificação e Finais disputam-se no Domingo.
4.4. A Classificação Geral das Mangas de qualificação será obtida do seguinte modo:
a) Em cada série o piloto mais rápido será pontuado com o máximo de pontuação que será igual ao resultado da soma aritmética do n.º de pilotos presentes mais 5 (cinco);
b) O 2º classificado na série terá o máximo menos 2 (dois);
c) O 3º classificado na série terá o máximo menos 3 (três);
d) Os restantes pilotos terão entre si menos 1 (um) ponto.
e) Das três séries de mangas contarão as duas com melhor resultado.
Nota: O piloto mais pontuado será o “TQ” (Top Qualifier).
4.5. As Finais serão disputadas com 10 pilotos em cada uma, sendo os apuramentos feitos segundo a Classificação Geral das Mangas e ficando deste modo distribuídos: do 1º ao 10º – Final A; do 11º ao 20º – Final B; do 21º ao 30º – Final C; do 31º ao 40º – Final D, e assim sucessivamente até ao número total de pilotos.
4.6. Para a Classificação Geral Final da prova conta o maior número de voltas de cada piloto em qualquer das Finais, a última Final a ser realizada será a Final A, sendo as outras realizadas em sentido decrescente.
4.6. As Mangas de Qualificação terão a duração de 7 minutos. As Finais terão a duração de 40 minutos. No entanto, o Director de Prova, atendendo ao número de inscritos, tempo disponível, condições climatéricas, etc., poderá decidir diminuir o tempo de duração das Finais, comunicando tal facto aos pilotos, antes do início das Finais.
4.7. Não há Treinos Livres, durante o dia da prova, apenas no sábado
4.8. Os pistadores serão os pilotos ou mecânicos, a não comparência para pistar durante as qualificações implica a retirada da melhor manga. Nas Finais a não comparência para pistar implica a atribuição do último lugar da respectiva Final.
4.9. Vai ser obrigatório o uso de transponder pessoal, a organização dispõe de transponder pessoal para aluguer com o custo de 25,00€.
4.10. A organização ou o Director de prova se entender pode solicitar a verificação técnica de qualquer carro, a qualquer altura da prova, para isso os pilotos terão de ter o carro segundo as normas da FEPRA.

5. ORGANIZAÇÃO DAS PROVAS
5.1. A organização de cada prova é da exclusiva responsabilidade da pista onde é realizada. Nestes termos, deverá providenciar tudo o necessário para o bom desenrolar da prova, designadamente Director de Prova, Verificações Técnicas, sistema de cronometragem e respectivo cronometrista, boxes, água e compressor de ar, serviço de bar, WC, etc. 

6. CLASSIFICAÇÕES  
6.1. A pontuação final a atribuir por prova para a classificação geral final do Troféu é a seguinte:
a) 1º Classificado – 120 pontos;
b) Decrescendo 4 pontos até ao 5º classificado: 2º class. 116 pts., 3º class. 112 pts., 4º clas. 108 pts., 5º class. 104.pts;
c) Decrescendo 2 pontos até ao 20º classificado: 6º clas. 102 pts., 7º clas. 100 pts., ... 20º clas. 74 pts.;
d) Os restantes pilotos da geral terão entre si menos 1 ponto: 21º clas. 73 pts., 22º clas. 72 pts., … etc.;
e) A todos os pilotos de cada Final vão ser atribuídos pontos extra. A “Final A” levará tantos pontos quanto o número total de Finais e as restantes, decrescendo, terão entre si menos 1 ponto.
f) É ainda atribuído em cada prova mais 2 (dois) ponto ao “TQ” e 1 (um) ao piloto que fez a volta mais rápida em todo o dia.
6.2. Para a classificação geral final do Troféu, designadamente no que toca à atribuição de pontos, prova a prova, critérios de desempate, etc., seguem-se estritamente as normas FEPRA para a categoria 1/8 TT.
6.3. Não há provas anuladas. No caso de ser impossível a realização de qualquer prova, seja qual for a razão, todos os pilotos inscritos, nessa prova, e com a respectiva inscrição paga, terão a pontuação máxima, atribuída ao 1º. Lugar, isto é, 120 pontos.
6.4. Para a classificação final do Troféu contam 5 provas.


7. HORÁRIO PREVISTO
- SÀBADO –
14,30 – 17,00 – Treinos Livres
- DOMINGO -
08,15 Horas – Depósito de Rádios.
08,30 Horas – Fim das inscrições.
08,45 Horas – Reunião de pilotos
09,00 Horas – Inicio das Mangas de Qualificação
12,30 – 13,30 Horas – Almoço
13,30 Horas – Inicio das Finais
15,30 Horas – Entrega de Prémios
(NOTA: Este horário é o PREVISTO, podendo ser alterado de acordo com o decorrer da prova)

8. DATAS E LOCAIS DE PROVAS
Ano de 2011
TRNPH013/2011 06-02-2011 ELVAS
TRPH014/2011 27-02-2011 BEJA
TRNPH015/2011 27-03-2011 PALMELA
TRNPH016/2011 08-05-2011 SESIMBRA
TRNPH017/2011 19-06-2011 ALMODÔVAR
TRNPH018/2011 31-07-2011 LAGOS
TRPH019/2011 25-09-2011 ÉVORA
9. PRÉMIOS
9.1. Em cada prova haverá taças para o 1º, 2º e 3º + “TQ”
9.2. Para a classificação geral final do Troféu, prémios em “nitro” até ao 10º lugar, taça para o melhor Júnior (até aos 18 anos) e taça para o melhor veterano (mais de 40 anos).
9.3. A entrega de prémios respeitante à Classificação Geral final deste Troféu será feita no final numa data e jantar a designar.
10. CASOS OMISSOS - Todos os casos omissos no presente Regulamento, serão resolvidos com base no Regulamento Geral FEPRA e com as especificações para a escala 1/8 TT.
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