sábado, 20 de fevereiro de 2010

A capital mundial de orientação







Este fim-de-semana, o Município com História transforma-se na capital mundial de orientação ao acolher a 4ª edição do Norte Alentejano O’Meeting (NAOM). No evento de orientação pedestre são esperados cerca de 1200 atletas, oriundos de 27 países. Mário Zambujal e Fernanda Ribeiro marcam presença no Crato como os grandes embaixadores da prova.
O Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, em parceria com a Câmara Municipal do Crato e a Federação Portuguesa de Orientação, organiza a IV Edição do Norte Alentejano O’Meeting.O evento desenrola-se este fim-de-semana em três etapas distintas, com a Aldeia da Mata, a Herdade da Lage do Meio-Dia e as ruas e praças da histórica vila do Crato a constituírem os palcos centrais desta edição da prova.No total, a competição acolhe cerca de 1200 participantes, estando até ao momento inscritos 580 atletas estrangeiros, oriundos de 27 países distintos. O evento desportivo de 2010 ganha especial relevo ao apresentar-se como pontuável para o ranking Mundial, item que coloca o NAOM "sob o olhar atento dos adeptos da orientação à escala planetária", assume a organização.

No decorrer de uma conferência de imprensa, esta quarta-feira no Auditório Municipal do Crato, Fernando Costa, presidente do GD4C, começou por agradecer ao município cratense "por ter acreditado em nós desde a primeira hora" e admitiu que os atletas ficarão "muito agradados" com a região e, no futuro, poderão regressar à vila alentejana para treinar, uma vez que o evento está cartografado.

Realçando, entre outros, o apoio dos proprietários, Fernando Costa lamentou que os sponsors da região, "infelizmente não apoiem nem liguem nenhuma a esta prova". Lançou ainda críticas à Turismo do Alentejo, ERT, declarando que "apesar de não querer saber nada de nós, consideramos que qualquer dia vão ver que este evento, sem darem um tostão, possivelmente é aquele que traz mais estrangeiros à região".
Explicando os contornos da prova, Fernando Costa realçou que conta com uma prova de distância longa (Aldeia da Mata), sprint nocturno (centro do Crato), prova de distância média (Lage do Meio-Dia), orientação para as escolas (centro do Crato) e campos de treino que na sexta-feira tiveram lugar em Castelo de Vide.No total, a competição acolhe cerca de 1200 participantes, estando até ao momento inscritos 580 atletas estrangeiros, oriundos de 27 países distintos. Com excepção de Portugal que conta, até ao momento, com 546 participantes, a Suécia é o país com mais atletas, num total de 121.Fernando Costa fez ainda questão de realçar que "contamos com um elenco de luxo", em termos de presenças nesta prova no Crato. Tanto no sector feminino como no masculino marcarão presença alguns dos melhores atletas do ‘ranking’ mundial que, desta forma, são o garante de um evento que promete emoção até ao derradeiro segundo.Autarquia "orgulhosa"Visivelmente satisfeito e "orgu-lhoso" com a realização do NAOM no seu município, o vereador Fernando Gorgulho agradeceu a Fernando Costa "todo o trabalho e empenho que tem tido nos longos dias e horas" de preparação da prova. Nessa medida, garantiu que "é com grande satisfação e empenho que vamos procurar que a edição do Meeting 2010 decorra com as melhores condições para a prática desta modalidade".Sem esquecer que, este fim-de-semana, cerca de 1200 atletas marcarão presença na vila do Crato, o vereador realçou que os participantes serão recebidos pela autarquia, no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa e, além de um jantar, serão brindados, amanhã, com dois momentos musicais.Por fim, e destacando a im-portância que este evento já con-quistou, Fernando Gorgulho mani-festou a sua "imensa satisfação e orgulho" por contar com Fernanda Ribeiro e Mário Zambujal como embaixadores do NAOM 2010.





Programa20 Fevereiro 09h - Abertura do secretariado - Aldeia da Mata
10h - Prova de Distância Longa - Aldeia da Mata (conta para o Ranking Mundial)
14h30 - Cerimónia de entrega de prémios WRE
18h - Abertura do secretariado - Crato
18h45 - Fecho da área de quarentena
19h - Partida dos primeiros atletas da prova de sprint nocturno, no centro histórico do Crato
21h30 - Ceia
21 Fevereiro 08h - Abertura do secretariado - Lage do Meio-Dia
09h30 - Partida dos primeiros atletas da Prova de Distância Média (Herdade da Lage)
13h - Cerimónia de entrega de prémios e encerramento
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...